Visita de delegação da UNTC-CS à localidade de Ribeira dos Picos em Pedra Badejo

/ Daniel Lopes / 461 Visualizações / Comentários

Uma delegação da UNTC-CS, chefiada pela Sra. Secretária Geral, Dra. Joaquina Almeida, deslocou-se à localidade de Chã da Silva, na Ribeira dos Picos, em Pedra Badejo no quadro de uma série de visitas agendadas por esta central sindical, com o objetivo de auscultar os trabalhadores do setor agropecuário no que tange aos constrangimentos causados pelo mau ano agrícola. A visita visou, por outro lado, observar in loco, o drama da seca naquela que é uma das maiores ribeiras agrícolas de Santiago e saber da boca dos agricultores e criadores de gado, como está sendo colocado em prática o programa do governo para a mitigação dos efeitos do mau ano agrícola.

Sabe-se que o governo colocou à disposição dos agricultores e criadores de gado, uma linha de crédito na ordem dos 50 milhões de escudos Cabo-verdianos, na primeira fase do programa. No dia 12 de Janeiro, anunciou na comunicação social, a disponibilização de um reforço no mesmo montante, tendo em conta o sucesso verificado na primeira e a necessidade de acudir àqueles que não foram contemplados.

Outras ações foram levadas a cabo pelo executivo cabo-verdiano, nomeadamente um programa de emergência de 7 milhões de Euros para apoiar 17.200 famílias, fez acordos com empresas de venda de ração no sentido de praticarem um preço acessível. Alguns apoios foram concedidos por países amigos.

O encontro que teve uma adesão massiva dos agricultores e criadores de gado, contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sta. Cruz e uma equipa camarária, de onde saiu a promessa de virem a fazer uma inventariação das necessidades para posterior intervenção.

A Secretária Geral da UNTC-CS prometeu fazer chegar às entidades competentes, um conjunto de preocupações colhidas no encontro, bem como sensibilizá-las para uma ação mais célere e eficaz da aplicação dos apoios na comunidade.

  

 

 

 

 

 

 

PARTILHA:
Comentários
 
© 2017 UNTC-CS. Todos os direitos reservados